Com o objetivo de fortalecer o manejo sustentável da floresta nativa e promover o vínculo entre produtores e potenciais compradores de produtos florestais, a Corporação Nacional Florestal (Conaf) impulsionou uma jornada de encontro e diálogo que reuniu médios proprietários, representantes de empresas florestais, sindicatos e profissionais do setor.
A atividade permitiu gerar um espaço de intercâmbio de experiências e conhecimentos em torno do manejo florestal sustentável, dos tratamentos silviculturais aplicados à floresta nativa e das oportunidades produtivas que surgem a partir de uma gestão responsável deste importante patrimônio natural.
Durante a jornada participaram representantes da Aprobosque, organização que reúne médios proprietários florestais vinculados à floresta nativa; a Corporação Chilena da Madeira (Corma), através de sua unidade de floresta nativa; produtores e compradores de madeira nativa; além de profissionais da Conaf La Araucanía e Los Ríos.
O diretor regional da Conaf Araucanía, Héctor Tillería Flores, destacou a relevância de gerar essas instâncias de articulação entre os diferentes atores do setor:
“Nos reunimos junto a médios proprietários e empresas florestais vinculadas ao manejo da floresta nativa para impulsionar o encadeamento produtivo entre quem produz e maneja suas florestas de maneira sustentável e os potenciais compradores dos produtos florestais provenientes dessas cortes sustentáveis. Foi uma iniciativa muito interessante, onde se conversou sobre silvicultura, tratamentos silviculturais, manejo florestal em floresta nativa e a obtenção de produtos derivados de uma gestão sustentável desses ecossistemas”, assinalou.
A autoridade acrescentou que este tipo de encontros contribui para gerar novas oportunidades para os proprietários florestais, fomentando práticas de manejo que compatibilizem a conservação dos ecossistemas com o desenvolvimento econômico local.
“Estamos muito contentes por ter propiciado esta instância e agradecemos especialmente ao Fundo Don Cristóbal, ao seu representante e ao seu assessor técnico pela experiência compartilhada e pela convocatória alcançada durante esta atividade”, acrescentou Tillería.
Desde a Conaf destacaram que o manejo sustentável da floresta nativa constitui uma ferramenta fundamental para a conservação da biodiversidade, a adaptação às mudanças climáticas e o desenvolvimento de atividades produtivas compatíveis com a proteção dos recursos naturais.
A atividade faz parte das ações que a Corporação desenvolve para fortalecer a gestão florestal sustentável na região, promovendo a colaboração entre proprietários, organizações sindicais, empresas e organismos públicos vinculados ao setor florestal.
Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!
Deixe um comentário