Uma reunião que tinha como objetivo que as vítimas da violência na macrorregião sul expressassem diretamente ao Presidente José Antonio Kast suas principais urgências e demandas foi realizada ontem na comuna de Collipulli, localizada 112 quilômetros ao norte de Temuco, em La Araucanía.

Questionada pelo "El Mercurio" sobre os alcances do encontro, Yana Navarrete, cuja família tem sofrido recorrentes ataques incendiários contra suas propriedades e maquinários, manifestou que "mais do que dar respostas, o mandatário veio ouvir as vítimas".

A respeito, a contratante florestal expressou que "em geral houve concordância em pedir medidas de reparação para as vítimas de todos os setores. Embora o Presidente não tenha querido se comprometer antecipadamente, ficou de analisar o tema".

Acrescentou que, "pessoalmente, pedi que centrasse sua atenção nas vítimas que não conseguem subsistir por si mesmas; por exemplo, os idosos, que perderam tudo e foram deslocados de onde viviam e trabalhavam. Para essas pessoas, os programas de apoio produtivo não servem, porque aos 80 anos ou mais já não têm a mesma energia e vontade de investir".

O delegado presidencial de La Araucanía, o ex-promotor regional Francisco Ljubetic, destacou que em Collipulli o Presidente Kast realizou encontros tanto com as vítimas quanto com os sindicatos da região. "As reuniões com as vítimas e os sindicatos foram muito produtivas. Todos fizeram suas colocações, algumas das quais estão em desenvolvimento, como parte das prioridades que o Presidente tem para a zona", ressaltou.

Fonte:El Mercurio


Compartilhar: